Dicas básicas para um biker
Importante:
· Use sempre o
capacete, na trilha ou na cidade.
· Não discrimine o companheiro por causa da habilidade ou do
equipamento.
· Seja solidário.
· Não jogue lixo pelo caminho. Deixe apenas a marca dos pneus.
· Aprenda a ser auto-suficiente ao invés de se pendurar
em alguém.
· Não
exceda os limites da sua habilidade nem do seu preparo físico sem
orientação profissional.
· Para praticar qualquer esporte é necessária a preparação do músculo
para receber o esforço. No mountain bike, principalmente. Alongar
significa avisar a musculatura que ela vai trabalhar. Procure fazê-los
antes e depois das pedaladas.
Em casa:
· Lubrificação em excesso atrai sujeira e terra. Remova os excessos
e use óleo fino.
· Regule sempre os câmbios antes de sair para um trilha, pois além
de evitar dores de cabeça, aumenta a vida útil da corrente e das
engrenagens.
· Freio desregulado é tombo na certa. Regule-os sempre que necessário,
evitando acidentes mais graves.
· A postura correta do ciclista sobre a bicicleta é fundamental para
evitar lesões nas articulações e ter uma pedalada mais confortável.
· Mantenha os pneus sempre calibrados. Pneus mais cheios evitam furos,
mas são menos confortáveis, pois a bike pula muito. Pneus um pouco
murchos são mais confortáveis, mas são mais propensos a furar,
principalmente quando o terreno é pedregoso, ocasionando a famosa
mordida. Cada ocasião exige uma calibragem diferente, e a dica é
sempre experimentar calibragens diferentes.
Na trilha:
· Acostume-se a
olhar sempre adiante na trilha para evitar surpresas. Quanto maior a
velocidade, mais para adiante deve-se olhar. Olhe sempre para onde você
quer passar. Ficar olhando muito para um buraco, pedra ou erosão é
como se o estivesse mirando e a possibilidade de ir para cima (ou para
baixo) deles aumenta.
· Se o tombo for inevitável, procure rolar pelo terreno,
independentemente de qual seja. A famosa "fritada" pode ser
bem amenizada.
· Quando for ultrapassar um colega, avise: direita ou esquerda. Essa
atitude vai possibilitar uma manobra mais segura.
· Esteja atento ao clima, principalmente no verão. Assim você evita
ser surpreendido por aquela chuva.
· Durante a noite, mesmo utilizando farol, esteja atento com as
sombras à frente. Elas podem esconder buracos.
· Procure antecipar a mudança de marcha diante de um obstáculo.
· Para evitar erros e trancos na passagem das marchas, seja firme nos
comandos. Se estiverem bem regulados, as trocas serão precisas.
· Experimente as marchas em diferentes situações, mas prestando
sempre atenção para evitar o cruzamento de corrente, ou seja, a
coroa menor com os três pinhões menores e a coroa maior com os três
pinhões maiores. A coroa do meio se adapta perfeitamente com qualquer
combinação de pinhões.
Equipamentos:
·
Capacete, luvas e óculos são indispensáveis.
· Remendos para furos no pneu, espátulas, bomba de ar, saca corrente,
cabo-de-aço para marchas ou freios, jogos de chaves Allen, chave
Philips e alicate pequeno. Tudo isso cabe em uma pochete pequena.
· Se possível, leve uma câmara de ar reserva, que pode ser enrolada
e amarrada no canote ou na parte de baixo do selim.
· Para pedaladas noturnas, um farol é um equipamento que pode ajudar
a evitar surpresas pelo caminho.
fonte: revista
bicisport 1989
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